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@MastersThesis{Marcelino:2009:CoTrOr,
               author = "Marcelino, Eliel Wellington",
                title = "Controle de trajet{\'o}ria orbital em manobras de empuxo 
                         cont{\'{\i}}nuo de longo prazo",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2009",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2009-03-25",
             keywords = "transfer{\^e}ncia orbital, porpuls{\~a}o i{\^o}nica, manobras 
                         orbitais, baixo empuxo, controle de trajet{\'o}ria, transfer 
                         orbits, ion propulsion, orbital maneuvers, low thrust, trajectory 
                         control.",
             abstract = "Este trabalho considera o problema do controle da trajet{\'o}ria 
                         para manobras de transfer{\^e}ncia orbital utilizando um sistema 
                         propulsivo capaz de aplicar empuxo cont{\'{\i}}nuo por um longo 
                         per{\'{\i}}odo de tempo. Foram analisadas n{\~a}o-idealidades 
                         dos propulsores e seus efeitos no sistema de controle durante a 
                         transfer{\^e}ncia orbital. Considerou-se um sistema de controle 
                         em malha fechada e propuls{\~a}o de baixo empuxo com alto impulso 
                         espec{\'{\i}}fico. Por meio de simula{\c{c}}{\~o}es foi 
                         poss{\'{\i}}vel analisar o desvio na trajet{\'o}ria e avaliar o 
                         sistema de controle. V{\'a}rios casos foram analisados: 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o de incremento de velocidade tangencialmente 
                         a trajet{\'o}ria, com e sem erros nos propulsores; ajustes da 
                         trajet{\'o}ria ap{\'o}s impactos com micro-meteoritos; manobra 
                         de transfer{\^e}ncia Terra-Lua. No primeiro caso tem-se o aumento 
                         gradativo do semi-eixo maior e do raio orbital. No segundo, o 
                         sistema de controle foi testado at{\'e} o seu limite de 
                         satura{\c{c}}{\~a}o. E no terceiro caso uma manobra de 
                         transfer{\^e}ncia de longo prazo {\'e} estudada, onde o veiculo 
                         espacial tem o raio orbital gradativamente aumentado at{\'e} 
                         alcan{\c{c}}ar a altitude da {\'o}rbita lunar. Os resultados 
                         mostraram que a utiliza{\c{c}}{\~a}o do empuxo cont{\'{\i}}nuo 
                         pode apresentar vantagens para algumas miss{\~o}es espaciais. 
                         Confirmou-se ainda, a necessidade de um sistema de controle de 
                         trajet{\'o}ria em malha fechada para essas miss{\~o}es. 
                         ABSTRACT: This work considers the problem of controlling the 
                         trajectory during orbital transfer maneuvers, using a propulsive 
                         system capable of applying continuous thrust for a long period of 
                         time. Some non-ideality of the thrusters and their effects on the 
                         control system during the transfer orbit were analyzed. It was 
                         considered a control system in closed loop and low-thrust 
                         propulsion with high specific impulse. Through some simulations it 
                         was possible to analyze the deviation in the trajectory and 
                         evaluate the control system. Several cases were analyzed: velocity 
                         increment applied tangentially to the trajectory, with and without 
                         errors in the propulsion system; correction in the trajectory due 
                         to the micro-meteorites impacts; Earth-Moon transfer maneuver. In 
                         the first case, a gradual increase of the semi-major axis and the 
                         orbital radius was applied. In the second, the control system was 
                         tested until the limit of saturation. And in the third case a 
                         transfer maneuver of long-term was studied, where the orbital 
                         radius was gradually increased to reach the altitude of the lunar 
                         orbit. The results showed that the use of continuous thrust may 
                         present advantages for some space missions. It was also confirmed 
                         the requirement of a closed loop control system for these 
                         missions.",
            committee = "Moraes, Rodolpho Vilhena (presidente) and Prado, Antonio Ferando 
                         Bertachini de Almeida (orientador) and Rocco, Evandro Marconi 
                         (orientador) and Celestino, Claudia Celeste and Domingos, Rita de 
                         C{\'a}ssia",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Control of orbital trajectory in maneuvers with continuous thrust 
                         of long term",
             language = "pt",
                pages = "186",
                  ibi = "8JMKD3MGP8W/35CFG4P",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP8W/35CFG4P",
        urlaccessdate = "08 maio 2024"
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